Olá, pessoal!
Ultimamente, tenho refletido muito sobre o que realmente significa ter dinheiro e como ele se encaixa em nossas vidas. Todos nós sabemos que é importante investir e economizar para o futuro, mas e o presente? O dinheiro não deveria ser também uma ferramenta para nos ajudar nos momentos difíceis e nos proporcionar alegria?
Semana passada, me vi pensando em comprar um apartamento no Brasil. Comecei a procurar o lugar perfeito, mas logo percebi que isso envolveria um financiamento com juros altos (11-12%) e uma entrada de pelo menos 30%, o que esvaziaria boa parte da minha reserva de emergência. No meio dessa busca, me dei conta de que o que eu realmente sentia era uma saudade imensa do meu país, da minha família e dos meus amigos. E, para a minha sorte, eu ainda tinha uma sobra das minhas reservas de viagens desse ano.
Como tenho autorização para trabalhar fora dos Estados Unidos, a ideia de ir ao Brasil me deixou cheia de esperança. Em breve, vou poder ver pessoas que amo, comer minhas comidas favoritas e tudo isso sem me endividar! Já tenho uma viagem marcada para o fim do ano, mas sinto que preciso de pelo menos duas idas à minha terra para me reenergizar e seguir em frente na minha jornada aqui na América do Norte.
Isso me fez perceber que, sim, eu AMO investir para a Débora do futuro, mas também amo que minha organização financeira me permite fazer viagens não planejadas, sem me endividar. O dinheiro já estava ali, reservado para alguma viagem, e agora posso usá-lo para algo que me preenche minha alma de uma certa maneira.
Vou listar aqui os custos dessa viagem que não estava nos planos, mas que já está tendo um impacto muito positivo na minha vida e em como me sinto.
- Passagens: $1118.51 (Boston - São Paulo | ida e volta)
- Estadia no litoral: $578.06 (8 dias)
- Estadia em São paulo: $196.51 (5 dias)
- Estadia no Interior: $0.00 (vou ficar na minha madrinha ❣️ - 6 dias)
- Total: $1893.03
Claro que ainda terão alguns custos adicionais, como comida e transporte local, mas não estimo que seja mais de $500 o que ainda me permite seguir meu orçamento.
E você? Como usa o seu dinheiro para viver o presente e aproveitar a vida? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Um abraço,
Débora Carvalho-Roy
Comments